OPEN GEOSPATIAL CONSORTIUM (OGC)

Desde 1994 a instituição que se chamava OpenGIS Consortium, tem o com o objetivo de criar especificações de interfaces e padrões de intercâmbio de dados geoespaciais.

A OGC é hoje uma entidade internacional com mais de 350 companhias, agências governamentais e universidades, denominada Open Geospatial Consortium, que tem o intuito de promover o desenvolvimento de tecnologias que facilitem a interoperabilidade entre diferentes sistemas que trabalhem com informação e localização espacial.

Assim, a OGC define especificações, ou padrões (como o WMS, WFS, WCS, etc) aos quais produtos e serviços precisam se adequar para que a interação entre diversas fontes de dados e informações espaciais seja facilitada, independente de fatores como a plataforma utilizada. A partir de agora vamos começar a compreender três das especificações da OGC.


OGC WFS

WEB MAP SERVICES (WMS)

O padrão OGC WMS define um serviço para a produção de mapas que serão apenas uma representação visual dos dados espaciais e não os dados em si. Estas representações serão geradas no formato de imagem, como JPEG, PNG e GIF ou em formato vetorial, como o Scalable Vector Graphics (SVG).


OGC WFS

Este padrão especifica como o cliente deve requisitar as informações para o servidor e como este deve responder ao cliente. As operações OGC WMS podem ser realizadas a partir de um navegador comum que fará a submissão das requisições sob a forma de uma URL.

É importante destacarmos que o conteúdo da URL dependerá da operação solicitada. Em outras palavras, através da URL, indica-se qual a informação que deve ser exibida (região geográfica e dado de interesse), bem como o sistema de referência espacial, além das características da imagem de saída (altura e largura).

WEB FEATURE SERVICE (WFS)

A especificação de serviço OGC WFS define um serviço para que clientes possam recuperar feições especiais em formato GML. O WFS pode ser implementado pelo servidor em duas versões:

Básica – Neste caso, basicamente funções de consulta ficam disponíveis;

Transacional – Implementa o serviço completo, incluindo operações de inserção, deleção, edição e, claro, consulta à objetos espaciais.


OGC WFS

Assim, podemos afirmar que o serviço OGC WFS apresenta maior interatividade que o WMS, pois este primeiro possibilita não apenas a visualização das feições geográficas, mas também sua manipulação.

GEOGRAPHIC MARKUP LANGUAGE (GML)

O objetivo da GML é oferecer um conjunto de regras com as quais um usuário pode definir sua própria linguagem para descrever seus dados, assim utilização do padrão GML permite a interoperabilidade entre dados geográficos. Definindo como será o armazenamento e transporte de informações geográficas, incluindo propriedades espaciais e não espaciais das entidades geográficas.

O GML é usado também em serviços OGC WFS para trocar feições entre clientes e servidores, servindo, portanto como suporte ao serviço WFS.

KEYHOLE MARKUP LANGUAGE (KML)

A linguagem XML (eXtensible Markup Language), como o próprio nome já diz, pode ser extendida ou ampliada. O próprio padrão KML da OGC é uma extensão de um XML utilizado pelo Google para tornar possível a visualização de dados geográficos nos seus famosos programas: Google Earth e Google Maps.

A estrutura do KML é baseado em tags como ocorre com arquivos HTML e XML comuns. Estas tags do KML tem os nomes e atributos usados para objetivos de exibição específicas. Em termos simples, notamos que o Google Earth e e o Google Maps funcionam pra os arquivos KML como como navegadores.

O KML depende de outros padrões para gerar a visualização de dados geográficos, pois na sintaxe do KML proveniente de um serviço de internet existe uma requisição OGC WMS.

Atualmente, a OGC e o Google trabalham em conjunto para aprimorar a implementação do KML, além de manter a comunidade informada das atualizações e avanços em seu projeto.

STYLED LAYER DESCRIPTOR (SLD)

A especificação SLD se refere à um arquivo XML que representa graficamente entidades geográficas (textos, pontos, objetos lineares ou polígonos). Na linguagem SLD podem ser definidas regras que agrupam objetos em diferentes categorias e definindo para cada grupo um estilo diferente, por exemplo a simbologia de um serviço OGC WMS (estabelecer cores e rótulos) a partir de regras a serem definidas.